segunda-feira, janeiro 30, 2006

Caça às baleias: a vergonha da humanidade

Quem o tem o direito de nos privar de imagens como esta? É a sua vez de salvar as baleias!
Como iniciativa em defesa das baleias quanto mais gente entrarem nesta campanha, mais pessoas ficarão cientes do que está a acontecer.
E quem sabe alguma coisa será feita? Uma corrente de união dos blogueiros na internet. Os japoneses estão a colocar vidas humanas em risco para caçar baleias, na região da Antártida. No último sábado, dia 14, um arpão foi disparado em direção às baleias e passou a aproximadamente um metro de distância dos ativistas do Greenpeace que estavam num bote, tentando impedir a caça.leia mais aqui . Os botes infláveis já foram puxados para a terra. A tripulação está exausta, o barco precisa de combustível e é hora de levar a campanha para salvar as baleias dos oceanos para a rua . Veja a reportagem e o vídeo, conselho: não verem quem nao gosta de ver cenas fortes, a baleia leva mais de trinta minutos para morrer numa agonia constante!! veja video fundo pagina aqui. Cada um ajuda como pode, não adianta ficar aí sentada(o) sentindo pena das baleias e não fazer nada para ajudar, se você é blogueiro divulgue a notícia se todos blogueiros divulgarem será uma campanha grandissima e isso fará as autoridades tomarem providências.

sábado, janeiro 14, 2006

Educação ambiental: por uma nova humanidade, por uma nova Terra

Sabendo que a educação é a base do desenvolvimento de um país, a educação ambiental é a parte vital e indispensável para uma cidadania participativa e informada. Esta cidadania, deverá acontecer aos mais diversos níveis, devendo surgir como impulsionadora da resolução de alguns problemas sociais e ambientais. A educação ambiental, não deverá ser apenas uma passagem de informações, como acontece, usualmente na educação tradicional, mas sim a aplicação dessas informações como forma de mudança de comportamentos e atitudes. A educação ambiental baseia-se na premissa de que é na reflexão, sobre a acção individual e colectiva, que se dá todo o processo de aprendizagem. A educação ambiental é uma nova proposta de vida que resgata valores éticos, estéticos, democráticos, humanistas e ambientais. A educação ambiental visa alterar as relações entre a sociedade, o indivíduo e o ambiente, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida, propondo transformações sociais, baseadas na solidariedade, afectividade, cooperação e respeito. Caberá ao educador ambiental partilhar com os outros, os seus conhecimentos para que todos possam ser transmissores da mudança .... formando uma corrente, que disseminando conhecimentos, fará a diferença nos indivíduos, na sociedade e no planeta.
Como refere o poeta “Uma nova humanidade para uma nova Terra” Sonho com uma Terra nova, uma Terra inteira, uma Terra limpa, uma Terra verdadeira. Sonho com uma Terra sem fome, uma Terra sem poluição, uma Terra sem guerra, uma Terra sem destruição. E quanto mais sonho, maior é a minha esperança, pois a Terra é como uma criança, que deve ser cuidada, que deve ser amada, porém, hoje abandonada, esquecida, como muitas crianças, em uma esquina qualquer do universo.
Bere Adams

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Voltando à literacia ambiental...

É a riqueza do conhecimento que faz abrir os horizontes para a sensibilidade, inovação e prepara o caminho para um futuro ambientalmente mais promissor. É desta riqueza que se aperfeiçoam personalidades e gera diversidade, esta rede de conhecimentos ajudará os indivíduos a tornarem-se cidadãos mais participativos no mundo. O conhecimento científico, é hoje, consensualmente apontado como um dos principais pilares das dinâmicas de desenvolvimento nas sociedades contemporâneas. Neste sentido, a promoção de uma cultura científica tem vindo a assumir-se como tarefa fundamental. Um indivíduo com competências ao nível da literacia cientifica é aquele que é capaz de "reconhecer quando necessita da informação e tem a capacidade de a localizar, avaliar e utiliza-la efectivamente ... são aquelas pessoas que aprenderam a aprender cientificamente" (ALA, 1989). Sendo a educação um dos bens mais valiosos, que um ser humano pode adquirir, é vital apostar neste processo, que a longo prazo, irá oferecer mais valias para o futuro ambiental de todos.Esta é a chave para a aprendizagem ao longo da vida. Não se advoga aqui, um saber enciclopédico, mas sim proporcionar aprendizagens pertinentes, em diferentes domínios científicos e ambientais, criando uma sensibilização que desperta a curiosidade e o desejo de aprender. Não deveriamos, nós todos, educadores ambientais ou não, apostar nisto?